quinta-feira, 1 de junho de 2017

Transmissor de FM

Microtransmissores de FM são montagens extremamente atraentes e já bem exploradas em muitas publicações técnicas.

O projeto que descrevemos como parte deste curso é básico e bastante simples com um alcance que passa dos 100 metros, quando alimentado com 6 volts (4 pilhas).

Para uma versão mais compacta você poderá alimenta-lo com 3 volts (2 pilhas).

Para esta montagem você precisará do material constante na próxima lista de material.

O diagrama completo deste transmissor, que nada mais é do que um oscilador para a faixa de 88 a 108 MHz.

A montagem em ponte não é mais indicada para se obter um circuito de grande estabilidade e de reduzidas dimensões.

Para esta finalidade, sugerimos a utilização de uma placa de circuito impresso.

A bobina L1 é formada por 3 ou 4 voltas de fio rígido comum com diâmetro de 1 cm sem núcleo. 

Os resistores são de 1/8 W e os capacitores devem ser obrigatoriamente cerâmicos.

Para provar o circuito basta ligar nas proximidades um rádio de FM sintonizado em freqüência livre.

Depois, ajusta-se o trimmer para que o transmissor oscile na freqüência do receptor. 

Quando isso ocorrer, você vai pegar o sinal e pode ocorrer microfonia, ou seja, uma realimentação acústica que resultará em um forte apito.

Para eliminar este apito, basta baixar o volume do rádio ou se afastar com o receptor ou transmissor.

A antena não deve ter mais do que 20 cm para não haver instabilidade e para usar não fale muito perto do microfone para não haver distorção no som.

LISTA:

Q1 – BF494 ou BF495 – transistor NPN de RF

L1 – ver texto

CV – trimmer 2-20 ou 3-3 pF

MIC – microfone de eletreto

B1 – 3 ou 6 V – 2 ou 4 pilhas

S1 – Interruptor simples

R1 – 8,2 K? - resistor (cinza, vermelho, vermelho)

R2 – 6,8 K? - resistor (azul, cinza e vermelho)

R3 – 47 ? - resistor (amarelo, violeta, preto)

R4 – 1 K? - resistor (marrom, preto, vermelho)

C1 – 47 nF – capacitor cerâmico (473 ou 0,047)

C2 –4,7 nF – capacitor cerâmico (472 ou 4700 pF)

C3 – 22 nF - capacitor cerâmico (223 ou 0,022)

C4 – 4,7 nF - capacitor cerâmico

Diversos – ponte de terminais ou placa de circuito impresso, suporte para duas ou quatro pilhas, caixa para montagem, fios, etc.