sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Circuito Detector de Infra Vermelho usando CI 555

Este circuito detecta radiação infra vermelha.

Os sensores infravermelhos são muito comuns.

São usados ​​em muitas aplicações em tempo real como para abrir e fechar portões, etc.

O sensor Infra Vermelho é um sensor muito popular, que é frequentemente utilizado em muitas aplicações, muito usado em sistemas de controle remoto, detector de movimento, contador, robôs, seguidor de linha, alarmes etc.

Q1(BC547) é um transistor NPN, que conduz e liga, quando uma pequena tensão positiva é aplicada à sua base.

Q2(BC557) é transistor PNP que realiza e liga, quando uma voltagem negativa (ou terra) é aplicada à sua base.

Quando o circuito do sensor IR está ligado, o Led infra vermelho começa a emitir o espectro infravermelho, incidindo sobre o fotodiodo, então há uma diferença de potencial gerado através do fotodiodo que liga o transistor BC547.

O transistor BC557 começa a conduzir e a fonte de alimentação é aplicada ao C.I. 555 (no pino 8), que liga.

O C.I. 555 é configurado no modo instável, então o Led e buzzer, que estão ligados à sua saída (PIN 3), começará a piscar e apitar, com uma frequência particular.

Esta frequência intermitência do Led pode ser determinada através das fórmulas dadas do Multivibrator Astável:

F = 1,44 / (R1 + R2 * 2) * C1

Onde R1 representa o resistor entre o pino 7 e Pin 8 e R2 representa o resistor entre o pino 6 e Pin 7.

C1 é o capacitor entre o pino 6 e terra do CI 555.

R (resistência) é em ohm e C (capacitância) é em farads.

Podemos também usar o controle remoto da TV ou DVD para a radiação de infra vermelho (substituindo o Led emissor de infra vermelho).

O C.I. 555 gera uma frequência variável.

Montamos e testamos e, segundo nosso teste de qualidade, foi o melhor de todos até hoje.

A alimentação é rigorosamente de 5 volts e a corrente de trabalho mínima é de 200mA.

Lista de componentes:

01 - C.I. 555
01 - Q1 - transistor BC547
01 - Q2 - transistor BC557
01 - Led infra vermelho
02 - Led vermelho comum
01 - Receptor de infra vermelho ou Foto Diodo
01 - Resistor de 10KΩ
04 - Resistor de 1KΩ
01 - Resistor de 22KΩ
01 - Resistor de 220Ω
01 - buzzer
01 - Capacitor de10µF