sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Amplificador Diferencial

Amplificadores Diferenciais são geralmente usados em circuitos integrados lineares.

Ele é um componente fundamental de todos os Amplificadores Operacionais, que é um dispositivo extremamente versátil e com várias aplicações práticas.

Diferença de Tensões

O Amplificador Diferencial é também chamado de Amplificador de Diferença porque ele amplifica a diferença entre 2 sinais de tensão. Vamos rever o conceito de diferença de tensão em alguns exemplos:

Nós já encontramos tensões diferenciais no nosso estudo de amplificadores a transistor.

Lembre-se que a tensão coletor-emissor é a diferença entre a tensão de coletor e a de emissor em relação ao terra.

Assim a idéia básica de tensão diferencial é a diferença matemática entre duas tensões, cada uma em relação ao seu respectivo terra.

O Amplificador Diferencial e Ideal

A figura a seguir mostra a versão básica de um Amplificador Diferencial usando transistor de junção (TJB).



Os 2 transistores estão com os seus emissores interligados, uma fonte de corrente constante é conectada para fornecer o ponto de polarização para cada transistor.

Note que cada transistor está em uma configuração Emissor-Comum.

Os 2 terminais de base possuem os 2 sinais de entrada para o Amplificador Diferencial, Vi1 e Vi2, e os 2 coletores são as duas saídas, Vo1 e Vo2, do Amplificador Diferencial.

A figura a seguir mostra o símbolo esquemático de um Amplificador Diferencial.



Nós vamos adiar, temporariamente, nossa análise dos níveis DC de polarização no amplificador e focalizar o comportamento como um amplificador de pequenos sinais.

Agora nós vamos determinar a tensão de saída de cada coletor com cada tensão de entrada atuando sozinha, isto é, aplicando um sinal de entrada em uma entrada qualquer, a outra deve permanecer inalterada para depois aplicar o conceito da sobreposição para determinar a saída com duas entradas atuando simultaneamente.

Porém antes de começar a análise vamos discutir um termo importante do TJB que é o modelo Re do transistor.