domingo, 25 de setembro de 2016

Led driver

O MP3302 é um conversor projetado especificamente para aplicações de acionamento de Led.

O MP3302 pode acionar 27 Leds, 9 filas de 3 Leds brancos em série a partir de uma bateria.

O IC tem MOSFETs de alimentação interna para acionamento dos Leds e tem uma eficiência de 88%.

A frequência de comutação é de 1,3MHz e o limite de corrente interna de 1,33A.

Aplicações da Mp3302 são de fundo Led, Led com base em dispositivos de iluminação etc.

O IC tem corrente de pico constante.

No início de cada ciclo do oscilador, o circuito de controle de energia alterna o MOSFET.

Para prevenir sub oscilação harmônica, um sinal de rampa estabilizante é adicionado à corrente de saída amplificadores de detecção e o sinal resultante é fornecido para a entrada não inversora do comparador de PWM.

Quando esta tensão resultante é igual à tensão na entrada inversora do comparador PWM (tensão de saída do amplificador de erro), o MOSFET tem a alimentação desligada.

A saída do amplificador de erro é a diferença entre a tensão de realimentação e a tensão de referência.

Quando a tensão de saída, de realimentação, também aumenta a saída do amplificador de erro.

Isto por sua vez aumenta o ciclo de trabalho do sinal de comando do MOSFET, produzida pelo circuito de controle que aumentam o ciclo de trabalho do MOSFET, que conduz mais corrente e a tensão de saída é regulada.

C1 é o capacitor de derivação de entrada e C2 é o capacitor de derivação de saída.

Resistor R1 é o resistor de realimentação e que controla a corrente do Led.

A equação é:

Led atual = 195mV/R1.

Os resistores R são os resistores limitadores de corrente, podem ser utilizados para limitar o brilho máximo dos Leds.

Um nível de tensão inferior a 0,4 volts para o pino PT irá desligar o circuito integrado e um nível de tensão de 0,7 volts maior irá permitir que o IC acione.

O escurecimento dos Leds pode ser conseguido proporcionando um sinal PWM na gama de 200Hz a 1KHz ao pino PT.

A amplitude mínima absoluta do sinal de PWM é de 1,5 volts.

O IC permanecerá no modo desligado até que a fonte de alimentação seja comutada.

A seleção de R1 é mostrado na tabela abaixo.

Corrente do Led (mA) R1Ω
1          195
5          39
10        19.5
20        9.75
60        3,25
180      1,08

Nota.

C1 e C2 devem ser capacitores cerâmicos.

C1 deve ser de pelo menos 10 volts e C2 deve ser de pelo menos 50 volts.

O indutor L1 deve ser um de baixa resistência DC.