quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Amplificador de 200 watts

É um super amplificador profissional de potência.

Ideal para grandes festas com excelente som e sem distorção.

A tensão de alimentação é de 35 volts e deve ser bem dimensionada, filtrada e estabilizada, para que em sua saída de potência não seja comprometida.

O valor de saída é em RMS, portanto tem como potência de áudio, seu valor real, com exceção de falhas na montagem, tais como dissipador de calor deficiente, componentes com tensões de trabalho incorretas e etc.

Todos os capacitores do circuito, sem exceção, operam com no mínimo 100 volts de tensão de trabalho.

Todos os resistores empregados no circuito tem dissipação mínima de 1/4 de watt, com exceção dos empregados na etapa de saída que é de no mínimo 10 watts.

Temos somente o diagrama de um canal de áudio, para Stéreo, temos que montar outra unidade igual ao que estamos propondo aqui.

Os transistores de saída de potência devem ser montados em dissipadores de calor, escolha o maior possível, pois o aquecimento é exagerado, quando em volume máximo.

Alguns transistores podem não ser encontrados facilmente, mas com databook ou datasheet, podemos observar a característica de cada um e substituir por um facilmente encontrado nos pontos de venda de eletrônicos.

A equivalência só pode ser feita mediante cautelosa observação das características elétricas ao qual cada transistor trabalha.

Não é difícil montar.

Só comece a montar após ter todos os componentes e devidos acessórios em mãos.

Os transistores de média e alta potência necessitam de dissipadores de calor, os de alta potência, são os de saída, portanto, dissipadores maiores.

Se você não tem experiência nesse tipo de montagem, procure conversar com quem entende, se informe, avalie, somente depois comece a adquirir os componentes e a construir a sua placa de circuito impresso.

Não temos aqui a PCI, mas com paciência não é difícil construir uma.

A caixa de condicionamento do Amplificador tem que ser muito refrigerada, de metal ou alumínio, caso tenha caixa de plástico ou madeira, procure forrar internamente com papel alumínio e faça um bom aterramento, para evitar ruídos externos no áudio.

Procedimentos para que o Amplificador funcione corretamente.

P1 é um potenciômetro, tem que ser colocado no meio de sua escala.

P2 girar para a esquerda.

A partir daí por em curto-circuito a entrada, colocar um voltímetro DC na saída.

Gire P2 até o voltímetro marcar zero.

L1 é 0,1µH - simples espiral de 21 voltas de fio esmaltado 16 ou 18 AWG, com 12mm de diâmetro e núcleo de ar.